quarta-feira, 31 de março de 2010

O início é a metade do todo...

3 comentários:

  1. Vejo que é bastante otimista e pertinente a proposta de Henrique Lima Vaz ao mostrar o sujeito capaz de construir-se eticamente,desta maneira desperta esta potencialidade humana .Porém é notável na atualidade que há um eterno embate entre a ciência e a ética ,uma vez que o progresso objetivista da modernidade depara-se com a metafisica ,assim implica ao meu ver uma transgressão dos valores morais pela imposição de ideais capitalistas.O próprio Nietzche em Além do Bem do Mal diz que ``O maior problema enfrentado pela ciência é que não indica um caminho para felicidade ``, pensando assim ,percebo que há uma grande preocupação não somente com particular ,mas com o social ,com a ética,sobretudo com a eudaimonia aos modos Aristotélicos.
    Minha pergunta é a seguinte :A ciência constitue o maior empecílio à esta construção ética ???Você vê a possibilidade de uma convivência harmônica das duas ,sem maiores danos a ética ?

    me responda :thiagoaquino10yahoo.com.br
    (thiago do 5°período)

    ResponderExcluir
  2. Via relação entre necessidade e contigência,universal e particular ,Henrique Lima Vaz aponta às lacunas presentes nos modelos Platônico e Aristotélico.Vaz mostra que Platão ao propor o "Bem Supremo "como "Fim",preocupou-se com o estímulo "Necessário "(fim),deixando às margens as respostas a este fim, desta maneira, distanciou-se do condicionado pelo mundo sensível ,sobrepondo a "theoria" a "práxis",ou seja,cristalizou-se no plano ideal(transcedente).Aristóteles a partir das relaçôes contigentes parece relativizar a necessidade ou "fim",uma vez que a ação humana permite um duplo percurso proporcionado pela distinção entre "finalismo da práxis e finalismo da tecné".

    Penso que Vaz constrói todo este aparato influenciado pela leitura tomásica, assim me parece que a questão da "dialética da liberdade" mascara a concepção de livre-arbítrio.Você acredita que posso falar de "autodeterminação" proporcionado por fundamentação teológica?Como sujeito se auto determina???

    ResponderExcluir
  3. Parece haver sempre um niilismo presente que frusta as tentativas de fundamentar a ética na metafísica.talvez esta amplitude transcedental em que propõe um "ethos" seria uma alternativa de superação??

    ResponderExcluir